O que são Projetos de Extensão Universitária?
Por que desenvolver Projetos de Extensão Universitária?
Quem pode participar do edital de
Projetos de Extensão?
Alunos de todos os campus FAESA, modalidade presencial ou EAD podem atuar como extensionistas voluntários dos projetos, que serão executados durante os meses de abril a dezembro.
CONHEÇA OS PROJETOS
Projeto GEMA
Coordenador: Jorlaine Machado de Siqueira Santana
O projeto consiste em aplicar a metodologia GEMA (Grupos de Estudos Monitorados por Alunos), que prevê a formação de grupos de estudos para o desenvolvimento de uma rede colaborativa de aprendizagem, centrada no aluno. A aprendizagem dos alunos é acompanhada através do monitoramento dos grupos pelos próprios membros e, também, pelo professor.
As Paneleiras de Goiabeiras acessíveis ao mundo no metaverso
Coordenadores: Mirella Bravo de Souza Bonella e Vitor Hugo Körting de Abreu
Cursos envolvidos: Jogos Digitais, Jornalismo e Publicidade e Propaganda
O projeto consiste na evolução de um jogo sobre o Galpão das Paneleiras para uma versão que possa ser executada em computadores. Este jogo oferece acesso virtual no espaço do Galpão das Paneleiras, onde o jogador pode interagir e caminhar por uma simulação realística do espaço físico atual, além de acessar registros de memórias coletivas, culturas e experiências do ofício das paneleiras, disponibilizados em diferentes recursos midiáticos.
Combate à Violência de gênero como política pública na transformação de Vitória em Smart City
Coordenadora: Sayury Silva de Otoni
Escolha Consciente
Coordenadora: Pâmela Fardin Pedruzzi
Curso envolvido: Psicologia
O projeto tem como objetivo realizar processos de orientações profissionais em instituições públicas, realizando identificação de demandas iniciais dos grupos participantes e partir disso, desenvolver estratégias de intervenção pautadas nas teorias de Orientação Profissional e de Carreira, a fim de facilitar a escolha e a aprendizagem de comportamentos de tomada de decisão: que vão muito além daqueles que dizem respeito somente a carreira.
FAESA na comunidade exercendo educação extramuros
Coordenadoras: Lilian Bertanda Soares e Georgia Favoretti Galimberti
Cursos envolvidos: Enfermagem, Odontologia e Psicologia
Help me! Ensinando a salvar vidas
Coordenadora: Lorena Silveira Cardoso
Curso envolvido: Enfermagem
O projeto surge com o objetivo de promover informação e educação em saúde com ênfase nos primeiros socorros, aumentando, assim, significativamente as taxas de sobrevivência em casos que ocorrem em ambiente extra-hospitalar e sem a presença de profissional de saúde devidamente treinado.
Leitura e Liberdade
Coordenadora: Camila Coelho Moreira
Cursos envolvidos: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Design de Interiores, Design de Moda, Design Gráfico, Direito, Jornalismo, Pedagogia, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Gestão da Segurança Privada e Processos Gerenciais
Moda Múltipla
Coordenadora: Júlia Almeida de Mello
Curso envolvido: Design de Moda, Design Gráfico, Psicologia e Direito
O Projeto visa estimular o desenvolvimento de produtos do vestuário atendendo a exigências específicas do público de pessoas com trissomia do cromossomo 21 (T21) ou, como é mais conhecida, síndrome de Down, bem como oferecer alternativas de inserção no mercado de trabalho por meio de técnicas e ferramentas acessíveis relacionadas a customização de peças e a produção de moda.
NUDI - Núcleo de Diversidade da FAESA
Coordenadora: Mirella Bravo de Souza Bonella
O Projeto busca promover o debate das diversas questões em torno do tema e também promover a formação sobre essas temáticas, tais como questões raciais, culturais, de gênero, religiosas, além de diversidades de corpos e beleza e diversidades de inclusão social, para gerar sensibilização e aperfeiçoamento de condutas direcionadas à melhoria da vida em sociedade e uma preparação ainda mais completa para o mercado de trabalho dos alunos voluntários.
Pra viver a Cidade: diagnóstico da ambiência urbana na Avenida Jerônimo Monteiro em Vitória-ES
Coordenadores: Viviane Lima Pimentel e Marcelo Seidel Fiorotti
Curso envolvido: Arquitetura e Urbanismo
O projeto propõe a análise da ambiência da Avenida Jerônimo Monteiro sob a perspectiva do mapeamento e coleta de informações atualizadas acerca da incidência de problemas que contribuem para a desqualificação do espaço urbano, identificando fatores capazes de desestimular o seu uso pelos pedestres e agravar o quadro de ociosidade intensificado pelos efeitos da pandemia ao longo dos últimos dois anos. A compilação dos dados fundamentará a realização de um diagnóstico propositivo, prevendo a interlocução com a Associação de Moradores do Centro para elaboração de diagnóstico e proposição de diretrizes gerais com vistas à reversão da realidade que hoje se apresenta.
Quimicando Biodiesel: A Química Verde no Ensino Médio
Coordenador: Gilberto Maia de Brito
Cursos envolvidos: Todos os cursos da Unidade de Engenharias
O projeto tem como objetivo compartilhar o conhecimento acadêmico e científico sobre “Química Verde” aplicada à produção de biodiesel com alunos do ensino médio da rede privada e pública. A produção de biodiesel será realizada por meio de oficinas no Laboratório de Química utilizando o óleo residual de fritura como matéria prima sustentável via reação de “Transesterificação”. Além disso, pretende-se contribuir com a formação de recursos humanos capazes de atuarem na área da engenharia ligada à sustentabilidade, biocombustível e energia alternativa.
Segura essa Barra
Coordenador: Elsimar Rosindo Torres
Curso envolvido: Design de Moda, Design Gráfico, Ciências Biológicas, Engenharia Ambiental e Medicina Veterinária
O projeto tem como objetivo desenvolver a troca de conhecimento acadêmico com as experiências da comunidade da Barra do Jucú, como meio de acolher crianças e jovens em situação de risco, participantes da instituição social local. O projeto promoverá encontros de conscientização, valorização e preservação da natureza local e das manifestações culturais, além de oficinas manuais para produção de produtos personalizados, como postais, acessórios e vestuários, desenvolvendo a valorização da identidade da comunidade e ampliando o repertório criador e empreendedor, estimulando a divulgação das potências culturais e ambientais da Barra do Jucú.
Teatro como Transformação Social
Coordenador: Felipe Campo Dall'Orto
Cursos envolvidos: Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Psicologia
O projeto trabalha a partir de um conjunto de exercícios, jogos e técnicas teatrais que objetivam a desmecanização física e intelectual de seus participantes e a democratização do teatro, passando pela dramaturgia, produção e interpretação. O objetivo do curso é ampliar as formas de comunicação e expressão individual e coletiva, bem como elevar o interesse pela leitura, aumentar o senso de responsabilidade e comprometimento e estimular o interesse pela cultura como forma de ampliar as perspectivas sociais e profissionais, a partir de peças teatrais e da produção de um e-book.
5S na Oficina
Coordenador: Lorenzo Lube dos Santos
Curso envolvido: Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Arquitetura e Urbanismo, Publicidade e Propaganda
O projeto tem por objetivo principal promover a aplicação da metodologia 5S em oficinas mecânicas de pequeno porte no entorno da FAESA. Os proprietários das oficinas, tal como seus colaboradores, serão instruídos pelos alunos, que também organizarão uma cartilha digital.
Projeto Liberdade
Coordenador: Halley Jahson Mendes
Cursos envolvidos: Direito
O projeto promove uma experiência prática de vivência processual aos alunos de Direito, com a análise de processos finalizados, entrevistas com potenciais candidatos, interrogatório de testemunhas, produção de provas e elaboração de minutas de peças prático-profissionais, permitindo a promoção do bem-estar social à comunidade, ao proporcionar àqueles que não possuem condições de acesso à Justiça a oportunidade de revisão de processos penais que tenham sido eivados de condenações injustas.
Papel de Pai
Coordenador: Flávio Barroca
Curso envolvido: Direito
O projeto que tem como objetivo imediato identificar nas escolas públicas do entorno da FAESA, crianças e adolescentes que não tenham registro do pai na certidão de nascimento. Uma vez identificadas, o Tribunal de Justiça promove a notificação dos supostos pais para participarem de uma audiência a fim de promover o reconhecimento amigável da paternidade.