CAPACITAÇÃO
EXPOSIÇÃO VIRTUAL
DEPOIMENTOS

O projeto Design Social Estampando Cultura e Arte da FAESA em parceria com o SICOOB proporcionou uma experiência empreendedora com o Design, a partir da capacitação da comunidade para o desenvolvimento de produtos criativos que promovem o crescimento social e econômico dos participantes.


Essa iniciativa teve o objetivo de acolher grupos sociais capixabas como protagonistas de sua representatividade e capacitar sua criatividade na produção de peças para geração de renda.


O projeto também contou com o apoio da V1 e da ONG Bem Brasil em parceria com a Prefeitura de Vitória através dos equipamentos da Juventude Odomodê, Casa da Juventude e CRJ, administrados pela Coordenação da Juventude da Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho. 


Além disso, o projeto incentiva a aproximação entre academia e sociedade, que passaram a co-criar produtos com base nas vivências dos participantes.

O projeto é coordenado pelo professor Elsimar Rosindo Torres, artista plástico e professor da Unidade de Design da FAESA. 

Ana Sá

26 anos, graduanda em Comunicação Social - Jornalismo pela FAESA, atua como redatora e editora de vídeos em agências de publicidade. E, por meio da paixão pelo audiovisual e a escrita, busca transmitir informações para diferentes públicos.

Jaqueline Padovan

37 anos, graduanda em Design de Moda pela FAESA. Atua como designer de superfície, explorando o potencial da natureza para criar cores e estampas em fibras têxteis. Também utiliza os conhecimentos adquiridos na primeira graduação em Psicologia para, em conjunto com o design, gerar impacto na sociedade.

A capacitação foi realizada durante um ano, com início em julho de 2020 e término em julho de 2021. Por conta da pandemia de Covid-19, as oficinas tiveram todo o conteúdo teórico oferecido por videoaulas e encontros virtuais, e quando os encontros presenciais puderam ser retomados, os alunos aprenderam a parte prática nos laboratórios de design da FAESA.


As videoaulas foram gravadas pelo coordenador do projeto com o auxílio da extensionista do curso de Jornalismo FAESA, Ana Caroline Sá, que trabalhou na gravação e edição dos materiais que trouxeram conteúdos conceituais e ilustrativos com temáticas de formação que abrangem desde o processo de acolhimento, empoderamento a conceitos e práticas do universo do design de estamparia, tapeçaria, moda, decoração, mercado e comportamento.

Diante do cenário de isolamento social vivido entre 2020 e 2021, o contato entre professor e participantes foi feito por canais digitais, como Instagram e WhatsApp, durante a maior parte da capacitação, para dar apoio, estimular a participação e oferecer conteúdos de base como atividades formadoras de conceitos, preparando o participante para a prática.


Por isso, foi criada uma conta no Instagram, específica para o projeto, que funcionou como uma janela de aproximação com os participantes. Por meio de lives e grupo de WhatsApp, os alunos tiravam suas dúvidas sobre conteúdos e atividades junto à extensionista do curso de Design de Moda, Jaqueline Padovan.


No início de 2021, seguindo todos os protocolos de segurança contra a Covid-19, os encontros tornaram-se presenciais, com oficinas quinzenais, aos sábados, no turno matutino.


Ao iniciar as atividades, os participantes desenvolveram uma redação falando de sua relação com o mundo imagético e afetivo e a atividade foi nomeada "eu e o mundo". A partir do que foi concebido na redação, foi iniciado o processo de elaboração dos esquemas de desenhos para as prototipagens dos produtos.

 Detalhes dos resultados dos esquemas dos desenhos e da prototipagem do produto:

Confira o vídeo do projeto!

Confira o resultado de todo esse trabalho colaborativo e entre em contato com nossas artistas para adquirir as peças:

Almofada

Tapeçaria de meio ponto com linha de lã sobre talagarça – aplicação sobre almofada

Bolsa

Tapeçaria de meio ponto com linha de lã sobre talagarça, aplicação em algodão cru

Bolsa "Pontos de Vitória"

Tapeçaria de meio ponto com linha de lã sobre talagarça – aplicação sobre algodão cru

Bolsa "Trajetória de Vida"

Tapeçaria de meio ponto com linha de lã sobre talagarça – aplicação sobre algodão cru

Quadro “Trajetória de vida” 

Tapeçaria de meio ponto com linha de lã sobre talagarça 

Quadro “Amo o mar”

Tapeçaria de meio ponto com linha de lã sobre talagarça

Camiseta Coleção 

Estamparia manual de estêncil sobre algodão

Camiseta Coleção 

Estamparia manual de estêncil sobre algodão

Camiseta Coleção 

Estamparia manual de estêncil sobre algodão

Camiseta Coleção 

Estamparia manual de estêncil sobre algodão

Camiseta Coleção 

Estamparia manual de estêncil sobre algodão

Camiseta Coleção 

Estamparia manual de estêncil sobre algodão

Camiseta Coleção 

Estamparia manual de estêncil sobre algodão

Camiseta Coleção 

Estamparia manual de estêncil sobre algodão

Camiseta Coleção 

Estamparia manual de estêncil sobre algodão

Camiseta Coleção “Dia de Feira”

Estamparia manual de estêncil sobre algodão cru

Camiseta Coleção “Dia de Feira”

Estamparia manual de estêncil sobre algodão cru

Bolsa Coleção “Dia de Feira”

Estamparia manual de estêncil sobre algodão cru

Voltar para o início da exposição

“É uma ótima iniciativa da FAESA. A oficina nos deu a chance de abrir outros leques de oportunidades. Sempre tive acesso a esses materiais prontos, quando ia ao armarinho, e sempre quis aprender. Na oficina, aprendemos o processo desde o comecinho da criação. Primeiro pensamos o que vamos desenhar, depois fazemos os croquis e vamos fazendo o passo a passo para depois chegar no produto final. Vemos o processo todo e isso acrescentou muito no nosso processo criativo.”


Marisa Alcantara, artesã

“Eu atuo como modelista e costureira e resolvi fazer o curso porque já tinha um desejo de lançar uma marca. As técnicas de desenho e pintura são as que mais me encantam, pois conseguimos ver a arte ali na hora. O estilo mais artesanal que aprendi aqui será de grande utilidade para as minhas produções futuras".


Roseane Oliveira, empreendedora

"Tem sido muito enriquecedor participar no Projeto Design Social: Estampando Cultura e Arte. A aproximação com os participantes é riquíssima. Acredito que todos nós, envolvidos de alguma forma nesse projeto, temos ganhos individuais, mas temos também, ganhos coletivos, que de alguma forma impactam a sociedade.


Os participantes passaram a relatar que estavam compreendendo com mais clareza o objetivo e a importância das etapas dessa construção, e assim perceberam que o método pode ser aplicado não apenas com o propósito oferecido nas oficinas de estamparia e tapeçaria, mas também no desenvolvimento e criação dos mais diversos produtos. 


As aulas presenciais nos possibilitaram, além de colocar os conceitos transmitidos pelo professor em prática, conhecer as pessoas com quem nos relacionamos há meses via online e foi extremamente satisfatório. Apesar do momento difícil que passamos, ver os participantes comprometidos e engajados, nos dá a certeza de que estamos fazendo um trabalho sério e ético, que influencia culturalmente e socialmente a vida de quem participa e isso é extremamente gratificante. Tem sido uma honra trabalhar com o professor Elsimar Rosindo Torres, coordenador do projeto, um artista com uma bagagem muito rica e tenho certeza que esse trabalho contribuirá para o futuro da minha carreira profissional”.



Depoimento da aluna extensionista do curso de Design de Moda,

Jaqueline Medeiros Padovan, 37 anos.

"Contribuir no projeto Design Social tem sido enriquecedor para a minha construção enquanto comunicadora e jornalista. Tanto por entender outras linguagens, como o design, como por contribuir em um projeto de cunho social que visa o empoderamento de jovens. Para isso, busco por meio dos vídeos trazer de forma simples a mensagem que o professor Rosindo transmite, para que alcance a todos e todas e que esses possam compreender os conceitos que envolvem o design, a moda e a estamparia. Com a dificuldade devido à pandemia, o vídeo contribui com o ensinamento dos principais conceitos de design e arte, assim fomentando a formação de mulheres, jovens que estão buscando um ofício, aprimoramento de renda e uma ocupação social. Os vídeos antecedem as lives e trazem todo o conteúdo necessário para que elas alcancem o objetivo do projeto”.


Depoimento da aluna extensionista do curso de Comunicação Social – Jornalismo, Ana Caroline de Oliveira Sá, 26 anos.

Saiba mais sobre o projeto!

VOLTAR AO TOPO DA PÁGINA