Cursos
Bolsas
INSCREVA-SE NO VESTIBULAR

Bem-vindo à página da CPA

A CPA
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
CONQUISTAS DA CPA
DÚVIDAS FREQUENTES
PARTICIPE DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
NOTÍCIAS RELACIONADAS
FALE CONOSCO
CONHEÇA OS PRINCIPAIS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DE 2019
CONHEÇA OS PRINCIPAIS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DE 2020

Quem somos:

Conheça a CPA

A sigla CPA refere-se à Comissão Própria de Avaliação, instituída pelo SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, e é responsável pela implantação e pelo desenvolvimento de processos de avaliação institucional na FAESA. Os instrumentos de avaliação desenvolvidos pela CPA constituem importantes ferramentas para o planejamento educacional e estratégico da Instituição, que está sempre em busca da melhoria da qualidade da formação, da produção do conhecimento e da extensão. Esses instrumentos permitem realizar diagnósticos adequados da Instituição, tornando o planejamento institucional mais eficaz e direcionando recursos de forma mais assertiva.

Avaliação Institucional

da FAESA

A Avaliação Institucional da FAESA procura ampliar a compreensão sobre os desafios da instituição de forma coletiva, com foco no processo de melhoria da qualidade da oferta educacional. Nesse sentido, a Avaliação Institucional da FAESA pretende promover a melhoria das condições educacionais por meio da efetiva participação da comunidade acadêmica e da sociedade civil organizada, além de atender aos dispositivos legais. 

Acompanhe a matéria na íntegra!

Conquistas da CPA:

Dúvidas Frequentes


1. O que é CPA?

A sigla CPA refere-se à Comissão Própria de Avaliação, instituída pelo SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, e é responsável pela implantação e pelo desenvolvimento de processos de avaliação institucional na FAESA. Os instrumentos de avaliação desenvolvidos pela CPA constituem importantes ferramentas para o planejamento educacional e estratégico da Instituição, que está sempre em busca da melhoria da qualidade da formação, da produção do conhecimento e da extensão. Esses instrumentos permitem realizar diagnósticos adequados da Instituição, tornando o planejamento institucional mais eficaz e direcionando recursos de forma mais assertiva.


2. O que faz a CPA?

As principais funções da CPA (Comissão Própria de Avaliação) são:

  • Realização da Avaliação Institucional junto à comunidade acadêmica;
  • Análise dos resultados da Avaliação Institucional;
  • Divulgação dos resultados;
  • Sugestão e acompanhamento de planos de ação originados da Avaliação Institucional para monitoramento de melhorias;
  • Retroalimentação do Planejamento Institucional;
  • Sensibilização da comunidade acadêmica para a importância da Avaliação.


3. A CPA é responsável pela Avaliação Institucional?

Sim! A CPA planeja, executa, monitora e ajusta continuamente o processo de Avaliação Institucional da FAESA.

 

4. Para que serve a Avaliação Institucional?

A Avaliação Institucional procura ampliar a compreensão sobre os desafios da instituição de forma coletiva, com foco no processo de melhoria da qualidade da oferta educacional constante. Nesse sentido, a Avaliação Institucional da FAESA pretende promover a melhoria das condições educacionais por meio da efetiva participação da comunidade acadêmica e da sociedade civil organizada, além de atender aos dispositivos legais.


5. Quais melhorias advindas da Avaliação Institucional podemos perceber na FAESA?

Por certo toda a comunidade acadêmica conhece o sistema de controle de acesso da FAESA, que foi uma demanda de bastante destaque em Avaliações Institucionais passadas. Os espaços de convivência e a ampliação de áreas verdes, ambientes de descontração e colaboração no trabalho, tais como lanchonetes e ambiente de coworking também são solicitações da comunidade acadêmica na Avaliação Institucional. Ainda é possível citar os novos espaços de ensino e a evolução e modernização de diversos laboratórios.


Ainda quanto à infraestrutura, podemos citar a implantação e melhoria contínua das redes Wi-Fi da FAESA e, também, a disponibilização de tomadas por todo o campus, de forma que a comunidade acadêmica permaneça sempre conectada. Não podemos deixar também de citar o constante aprimoramento no modelo da Aula FAESA, metodologia de ensino basilar da FAESA, que se apoia nas diversas considerações realizadas na Avaliação Institucional para sua melhoria contínua.


6. Quando ocorre a Avaliação Institucional?

A avaliação ocorre durante todo o ano. As 10 dimensões institucionais e as 4 dimensões de curso são avaliadas em etapas dentro de um ciclo trienal.

Já o corpo discente da FAESA (nossos alunos) participa das avaliações anualmente, sempre no período previsto no Calendário Acadêmico.


7. Como a CPA divulga os resultados da Avaliação Institucional?

A CPA tem um plano de comunicação dos resultados da Avaliação Institucional para a Comunidade Acadêmica. Com a ajuda do C5PA, os resultados serão divulgados tanto por instrumentos físicos (tais como panfletos, cartazes e murais) quanto por meios digitais, em nosso site e redes sociais.


8. Como é constituída a CPA?

A CPA é constituída por dois representantes de cada segmento da comunidade acadêmica (corpo docente, corpo discente, corpo técnico–administrativo) e, ainda, dois representantes da sociedade civil organizada.


9. Quem são os integrantes atuais da CPA?

  • Luciano de Sousa Cunha, representante do corpo Docente;
  • Otávio Lube dos Santos, representante do corpo Docente;
  • Ana Paula Nascimento Silva, representante do corpo Discente da Graduação;
  • Rayanne Paula Domingos Franca, representante do corpo Discente da Pós-graduação;
  • Fabiola Stem Lopes, representante do corpo Técnico Administrativo;
  • Siomara Brandião Basto, representante do corpo Técnico Administrativo;
  • Guilherme Luciano Gollner de Oliveira, representante da Sociedade Civil Organizada;
  • Orlando Bolsanelo Caliman - representante da Sociedade Civil Organizada.


10. Como acessar e fazer minha Avaliação Institucional?

No período de preenchimento da Avaliação Institucional, você poderá acessar sua avaliação pelo link que será disponibilizado pela CPA. A partir daí, basta autenticar a página com seu CPF e MATRÍCULA e realizar sua Avaliação Institucional.É importante lembrar que você fornece seus dados apenas para garantir a personalização de sua avaliação. Você não é identificado e o sigilo da sua avaliação é garantido.


11. Quais tecnologias estão envolvidas na Avaliação Institucional?

Para a realização da Avaliação Institucional a FAESA utiliza o sistema Question Pro. Ele fornece uma grande flexibilidade e customização dos questionários e garante a autenticidade, integridade e sigilo das informações respondidas na Avaliação Institucional. Você pode conhecer mais do sistema pelo link: https://www.questionpro.com/pt-br/.


12. Sou identificado quando faço minha Avaliação Institucional?

Não! Você não é identificado. Suas credenciais são passadas apenas a título de autenticação do sistema. O sigilo das informações passadas por você é garantido!

 

13. O que ganho ao fazer minha Avaliação Institucional?

Participar da Avaliação Institucional é a sua chance de contribuir ativamente para o processo de gestão da instituição. Para o aluno, além de horas de atividades complementares, sua avaliação garante a melhoria das condições de ensino. Para o professor ou administrativo, sua avaliação contribui para o processo de progressão de carreira, além da construção de uma instituição com mais qualidade.


14. Tenho um problema na minha Avaliação Institucional. Como proceder?

Entre em contato com a CPA. Nosso e-mail institucional é: cpa@faesa.br e nosso telefone de contato é: (27)2122-4113.

 

15. Como entro em contato com a CPA?

Nosso e-mail institucional é: cpa@faesa.br e nosso telefone de contato é: (27)2122-4113.

 

16. Quero conhecer a CPA. Onde vou?

A sala da CPA se situa próxima a área verde da FAESA, ao lado da sala do Núcleo Pedagógico da FAESA.  

 

17. O que é avaliado na Avaliação Institucional?

A Avaliação Institucional promove um olhar amplo e diverso sobre os processos de Gestão, de Ensino, de Pesquisa e de Extensão da FAESA, avaliando desde as metodologias adotadas, a infraestrutura para o desenvolvimento das atividades e a proficiência dos envolvidos (tanto docentes quanto discentes). É importante destacar que a avaliação é completa por ser realizada pelos diversos atores e óticas envolvidas, ou seja, alunos, professores, técnicos-administrativos e corpo gerencial.


18. Qual legislação regula a CPA?

A CPA é regulada pelo art. 11 da Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, pelo Estatuto da Instituição e por regimento próprio.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Campanha da CPA conta

com mascote desenvolvida

por aluno de Jogos Digitais

A ideia é mobilizar toda a comunidade acadêmica para participar da Avaliação Institucional com uma comunicação mais empática e moderna.

Leia mais!

Fale conosco

Preencha o formulário que entraremos em contato para tirar todas as suas dúvidas!

VOLTAR AO TOPO DA PÁGINA