Cursos
Bolsas
INSCREVA-SE NO VESTIBULAR

Professores do curso de Engenharia Mecânica

Professores qualificados que são referência no mercado

O curso de Engenharia Mecânica da FAESA conta com profissionais, mestres e doutores, que além de serem referência na área incentivam e inspiram nossos alunos. Em projetos de pesquisa, de extensão, de iniciação científica ou mesmo na sala de aula, nossos docentes são exemplos dos profissionais de excelência que buscamos formar!

Carlos Alberto Llanes Leyva

Carlos Alberto Llanes Leyva é formado e tem mestrado em Engenharia Mecânica, doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Minas, possui 12 artigos publicados e já desenvolveu um projeto de extensão. Pratica jiu-jitsu e seu livro preferido é "Havana - Cidade Perdida". Para ele o papel de um professor é facilitar o processo de aprendizagem e contribuir para a formação técnica e cidadã dos alunos, compartilhando experiências práticas e acadêmicas.

Daniel Cosmo

Possuo graduação (2011) mestrado (2014) e doutorado (2019) em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente trabalho com pesquisa e desenvolvimento nas áreas de processamento digital de sinais, visão computacional e aprendizado de máquina, além de lecionar disciplinas em curso superior nas áreas de Engenharia Elétrica e Computação.


Filipe Pinel B. Bermudes

Possui licenciatura plena e mestrado em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT pela Universidade Federal do Espírito Santo (2014). Tem experiência na docência de Matemática do Ensino Médio e Ensino Superior (com ênfase em Matemática Financeira e Estatística), bem como em cursos técnicos (Matemática Financeira e Mercado Financeiro).

 


Jair Valadares Costa

Jair Valadares Costa é graduado e tem mestrado em Ciências Físicas. Gosta muito de ler, ir ao cinema, correr e escrever, seu livro preferido é "Dom Quixote de La Mancha". Para ele, o papel de um professor é fornecer as ferramentas para mudar o mundo e formar pessoas capacitadas para isso.

José Alves Rodrigues

José Alves Rodrigues é formado em Engenharia Geológica e tem mestrado em Geoquímica Ambiental. Ele gosta de ouvir música e praticar jardinagem, além de amar futebol. Para ele o papel de um professor é mostrar ao aluno como acessar, processar, lidar e principalmente valorizar o conhecimento.

Gilberto Maia de Brito

Doutor em Engenharia Ambiental (UFES). Mestre em Agroquímica (UFV). Bacharel e Licenciado em Química (UFV - IFES). Ex-professor do Dep. de Química da UFV e do Instituto Federal do Espírito Santo IFES (Campus Vila Velha-ES). Experiência nas áreas de síntese de materiais carbonosos porosos a partir de resíduos de biomassa agrícola, Síntese/Caracterização de Nanopartículas Metálicas, Termodinâmica/Cinética de Adsorção, síntese de nanocatalisadores aplicados à produção de biodiesel. Atua nas áreas: (a) remoção de contaminantes orgânicos em água por adsorção, (b) caracterização de materiais por: RMN, TG, DRX, MEV-EDS, FTIR e ASE, (c) Síntese de biodiesel utilizando óleo residual de fritura, (d) extração/purificação de catalisadores inorgânicos utilizando sistemas aquosos bifásicos (SABs) e (e) biotratamento de areias de praia contaminadas com petróleo. Possui livros publicados, artigos em periódicos internacionais indexados, pedidos de Depósito de Patente e trabalhos em congressos/simpósios nacionais e internacionais. Revisor dos periódicos: Journal of Environmental Chemical Engineering, Waste & Biomass Valorization, Environmental Technology, Journal of Cleaner Production e Waste Management. Editor do International Journal of Green Technology. Premiado com o Prêmio ECOLOGIA 2014 por pesquisas com Biodiesel. Ex-Pesquisador bolsista do Pólo de Inovação Tecnológica Vitória (IFES Vitória). Atualmente é professor Doutor e Pesquisador do Centro Universitário FAESA (Vitória-ES).

 


Leonardo Ribas

Graduado em Engenharia Eletrônica pela FEI (2005) e mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES - 2015). Experiência na área de Telecomunicações e Sistemas de potência. Em 1999, atuou na Engenharia de Produtos da empresa BOSCH TELECOM, contribuindo com soluções para a nacionalização de produtos desenvolvidos na Alemanha. A partir de 2001, sob o comando da multinacional italiana MARCONI COMMUNICATIONS, desenvolveu projetos sistêmicos de telecomunicações para empresas operadoras tais como Telefônica, Telemar, Brasil Telecom, Escelsa, VIVO, CLARO, TIM, GVT e utilities como a CEEE, Eletronorte, Metrô, Eletrosul, entre outras. As tecnologias envolvidas nos projetos realizados foram: PDH, SDH-NG, xWDM, Ethernet, PON, VoIP, AON, ATM, xDSL, IP, NGN, MPLS, entre outras tecnologias. Atualmente trabalha na área de projetos de Tecnologia da Informação e Telecomunicações (TIC) da PETROBRAS. Ministrou aulas de "Segurança da Informação" na faculdade Salesiano e aulas de "Redes" na UFES. Atualmente é membro docente do centro universitário FAESA.


Lucio Passos Patrocínio

Possui graduação em Engenharia Mecânica e mestrado em Informática. Gosta muito de cinema, seu livro preferido é "Longe É Lugar Que Não Existe" e o filme favorito é a trilogia Matrix. Para ele o papel de um professor é mediar, orientar e apoiar.

Lorenzo Lube

Engenheiro Industrial - Ênfase Madeireira (UFES, 2011), Mestre em Engenharia Civil - Estruturas (UFES, 2014) e Doutor em Engenharia de Estruturas (EESC-USP, 2019). Integra a Comissão de Estudos CE 002 126 010 da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT. Atua como pesquisador associado a projetos de pesquisa de Mestrado do programa de Pós Graduação em Ciências Florestais da Universidade Federal do Espírito Santo. É professor do Centro Universitário FAESA, lecionando as disciplinas de Análise Estrutural, Mecânica dos Materiais, Estruturas de Madeira, Estruturas Metálicas, Estruturas de Concreto e Gestão de Riscos para os cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Arquitetura e Urbanismo. É Coordenador do projeto FAESA-BAJA. Atua no Núcleo Docente Estruturante - NDE dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo da instituição. Pesquisador e palestrante com experiência internacional.



Manoel Rodrigues

Manoel Rodrigues é formado em Engenharia Elétrica, tem mestrado em Engenharia de Transportes, Logística e SCM, doutorado em Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica, e tem quatro artigos publicados. Gosta de nadar e remar e seu filme preferido é Cinema Paradiso. Para ele o papel de um professor é influenciar positivamente as novas gerações, ter amor ao próximo e ser útil.

Milton Carvalho Bernardo

Milton Carvalho Bernardo é formado em Engenharia Mecânica, tem mestrado em Tecnologia Ambiental. Gosta de pescar, seu filme preferido é Blade Runner. Para ele, o professor é um orientador para quem busca conhecimento.


Pablo Altoé

Graduação em Engenharia Mecânica (UFES - 2010), Pós-graduação em Engenharia de Manutenção (MULTIVIX/ABRAMAN - 2012), Mestrado em Engenharia Mecânica (UFES - 2013), Pós-graduação em Docência no Ensino Superior (FAESA - 2018), cursando Doutorado em Engenharia Mecânica (UFES – início em 2019). Experiência acadêmica e industrial na área de Engenharia Mecânica, Materiais, Metalurgia e Projetos Mecânicos. Projetista e Gerente de Projetos da empresa JAF Engenharia (2011 - atual), atuação em desenvolvimento de processos e materiais industriais, análise de falhas, projetos industriais e ambientais. Consultor de Projetos de Engenharia Mecânica da SNC Lavalin (2020 – atual). Cargo de Suplente de Conselheiro Engenheiro Mecânico no CREA-ES (2020 a 2022). 

Tarcísio Batista Bobbio

Tarcísio Batista Bobbio é formado em Física e Direito e tem mestrado em Ciências Em Física. Gosta de motociclismo, e seu livro preferido é "A Divina Comédia". Para ele, o papel de um professor é orientar e facilitar a aprendizagem.

Warley Teixeira

Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1986), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1998) e especialização em Matemática e Estatística pela Universidade Federal de Lavras (2003). Atualmente é professor da Associação Educacional de Vitória - FAESA. Tem experiência na área de fenômenos de transporte de calor e massa, matemática, estatística e energia solar, atuando principalmente nos seguintes temas: estatística experimental, energia fotovoltaica, ensino de engenharia.

Estude em um dos Melhores Centros Universitários do Brasil!

INSCREVA-SE NO VESTIBULAR