Cursos
Bolsas
INSCREVA-SE NO VESTIBULAR

Professores do curso de Direito

Professores qualificados que são referência no mercado

O curso de Direito da FAESA conta com profissionais, mestres e doutores, que além de serem referência na área incentivam e inspiram nossos alunos. Em projetos de pesquisa, de extensão, de iniciação científica ou mesmo na sala de aula, nossos docentes são exemplos dos profissionais de excelência que buscamos formar!

Alessandra Albuquerque

Advogada há 25 anos, formada na cidade do Rio de Janeiro em 1995, professora universitária há 15 anos no curso de Direito e Pós Graduação da FAESA; mestre em Educação pela UFES, especialista em Direito Empresarial Trabalhista pela FGV e em Direito Empresarial, com licenciatura curta, pelo IEE e ABDF; MBA em Sistema Legal Americano e Direito Internacional pela Universidade de Delaware, EUA; Foi dançarina durante muitos anos e, por isso, seu hobby é praticar dança no seu tempo livre. Adora ler, especialmente romances, é cinéfila e entusiasta por esportes ao ar livre, como natação no mar e correr na areia da praia. Entende que o professor é um instrumento para se chegar até o conhecimento; é o trilho pelo qual o aluno percorre, com percalços e auxílio do educador, para se chegar ao próximo destino. Para Alessandra, o professor de graduação é o facilitador que orienta e ajuda o aluno a trilhar um caminho até se alcançar o primeiro, de muitos destinos a serem almejados profissionalmente. Quando está em sala de aula, se realiza como pessoa e como profissional, se encontra e se perde por diversas vezes na beleza e no emaranhado do conhecimento face ao tanto que se tem para aprender enquanto se ensina.

Aloisio Fritzen

Aloisio Fritzen é graduado em Filosofia e Direito. Pós graduado em Sociologia Política e tem mestrado na área de educação. É professor nas disciplinas de Filosofia, Sociologia e Ética. Com atuação em diversas Instituições, atualmente é professor da FAESA, onde ingressou em 1996. Vindo do Rio Grande do Sul, a FAESA tornou-se referência pelo acolhimento e oportunidade de desenvolvimento da atividade acadêmica. Tem gosto por livros e filmes de conteúdo social e político e acredita que a educação é o meio para alcançar a autonomia e promover a transformação social. 

Bianca Vallory Limonge Ramos

Bianca Vallory Limonge Ramos é formada em Direito, pós-graduada e mestre. Leciona na FAESA desde o ano de 2004, ministrando as disciplinas Direito Empresarial II e Prática Simulada Civil.Tem um gosto bem diversificado para livros e filmes, apreciando desde obras leves e divertidas, a exemplo das obras Disney, passando por comédias e romances, até obras complexas, densas e instigantes. Sempre busca incorporar à sua rotina tudo aquilo que lhe dá satisfação, porque entende que ser feliz é uma conquista diária. Para ela, o papel de um professor é dar as ferramentas necessárias ao desenvolvimento do aluno, de forma global”.

Carla Gusman Zouian

Carla Gusman Zouain é formada em Direito, especialista em Direito Constitucional, Material e Processual do Trabalho e mestre em Educação. É advogada de profissão e professora de coração. Gosta de filmes, livros e música, além de gostar de viajar com a família. Tem verdadeira satisfação na atuação profissional seja como advogada, seja como professora. Publicou artigos e orienta trabalhos de pesquisa. Para ela, o papel do professor é ser intermediador na busca pelo conhecimento e orientador na formação profissional.

Carlyson Santos Carvalho

Professor, Advogado, mestre em Ciências das Religiões, flamenguista e pai de Marcelo e Lorenzo. Leciona há 20 anos e deste tempo 16 anos trabalhando na FAESA. Adora andar de moto, devanear com ideias literárias, lúdicas e poéticas e principalmente estar na academia jurídica com os alunos. Participou de comissões na OAB, a de Ensino Jurídico e de Direito Societário.Ama os livros, mas acredita firmemente que são nas relações de afeto que estão as maiores fontes inspiradoras da vida. Para ele, o professor é aquele que tenta inspirar, encher a alma dos alunos caso ela esteja vazia e espalhar coisas boas! Afirma que o professor é aquele que tem como missão viver para fazer outras pessoas melhores e felizes! 

Dalton Santos Morais

Dalton Santos Morais é formado em Direito, tem pós graduação em Direito do Estado e Administrativo, mestrado em direito processual pela e está realizando doutorado em direito pelo UNICEUB. É Procurador Federal da Advocacia-Geral da União, onde já foi Diretor da Instituição em Brasília e também exerceu a função de Conselheiro Federal da OAB. Costuma dizer que é advogado por profissão, mas é professor por paixão à docência, lecionando na FAESA desde fevereiro de 2006. É autor de 3 livros jurídicos e dezenas de capítulos de livros e artigos jurídicos publicados nas mais prestigiadas revistas jurídicas do país. Adora documentários, é presente no Twitter, no Instagram e no Linkedin. Para Dalton, “O professor é certificador de conhecimento de qualidade e estimulador da capacidade de raciocínio jurídico dos alunos, eis que o Direito, mais do que aplicado, deve ser pensado".

Elexandra Tânia Pizzol

Elexandra Tânia Pizzol, chamada pelos amigos de “Lelê”, é formada em Economia, com especialização em Inovação e Difusão Tecnológica e Mestrado em Economia. É mãe de André, como diz, seu pedacinho, sua paixão. Trabalha desde 2002 na FAESA, lugar onde se sente acolhida pela coordenadora e pelos amigos de trabalho. Felicidade é o sentimento que a resume em trabalhar na Instituição. Atua oferecendo consultoria à propriedades rurais, fazendo pesquisas e participando de grupos de discussão na área de Direitos Humanos. Adora fazer trabalhos voluntários junto a orfanatos, asilos e com moradores de rua. É muito emotiva, sempre disposta a ajudar o próximo. Gosta de cuidar dos amigos e tê-los sempre por perto.  Tem vários filmes que gosta, mas um que assistiu e chorou do início ao fim, foi “Milagre na Cela Sete”. Para ela o papel do  professor vai além da sala de aula, ele deve ajudar a formar cidadãos mais humanos. 

Fábio Bonomo de Alcântara

Fábio Bonomo de Alcântara é mestre, advogado, professor e empreendedor. Torcedor do Vasco da Gama, gosta de jogar futebol, praia, música e séries de TV. É professor desde 2003 por influência de sua mãe (pedagoga), exageradamente apaixonado por Processo Civil (Autor de livros e Artigos Jurídicos atrelados a disciplina). O filme preferido, é brasileiro: Tropa de Elite. Já no tocante aos livros, o destaque vai para "Pai rico, pai pobre". Para ele o papel do professor é de preparar o aluno para a vida.

Fernanda Helena de Freitas Miranda

Fernanda Helena de Freitas Miranda é mulher, mãe, esposa, irmã, tia, amiga, psicóloga clínica, psicóloga na FAESA e professora. Ela ama muito cada um de seus papéis, é formada em Psicologia (UFES) e tem mestrado e doutorado em psicologia pela mesma instituição. Fez formação em Psicologia Analítica (IBPP) e Especialização em Ética e Filosofia Política (W/Pós - Unyleia) e em Docência do Ensino Superior (FAESA). A docência apareceu em sua vida por um inesperado convite em 2003, mas foi tomando espaço e se tornou uma paixão. Já trabalhou em outras instituições em muitos cursos de ensino técnico, tecnológico, graduação e pós-graduação, mas é professora da FAESA desde 2007, com muito amor e honra por estar aqui e ser professora do curso de direito. O que mais adora é trabalhar de modo interdisciplinar, encontrando e criando pontes entre várias áreas de conhecimento. Adora misturar psicologia com direito, com filosofia, direitos humanos, história, medicina... enfim, ela busca sempre uma junção entre vários campos científicos. É fascinada por aprender coisas novas e diferentes e tem encantamento por viajar. Acredita acima de tudo no ser humano, na vida e que o amor é a força mais potente e transformadora do Universo.

Fernanda Modolo Vieira Machado

Fernanda Modolo é formada em Direito e há quase 20 anos é advogada e também é mestre em Direito Constitucional. Uma paixão nova é o Direito Digital e a Proteção de Dados Pessoais. Adora andar de bicicleta com sua família. Para ela, ser professora significa transformar vidas e ter a sua vida transformada pelas histórias dos alunos.

Flávio Barroca Garcia

Flávio Barroca e Garcia é formado em Direito e mestre em História Social das Relações Políticas com ênfase em Estado e Políticas Públicas. Tem um livro e cerca de doze artigos publicados. Como coordenador do NPJ-FAESA já desenvolveu diversos projetos de extensão dentre eles o "Projeto Meu Pai é Legal" e "Combate à Violência de Gênero". Gosta de escrever contos e poesias e um de seus livros preferidos é "Camélias do Leblon". Para ele, o papel de um professor é proporcionar conhecimento que leve os alunos rumo à excelência.

Halley Jhason Medeiros Mendes

Halley Jhason Medeiros Mendes é formado em Direito e tem mestrado em Direitos e Garantias Fundamentais. Professor de Ciências Criminais e Advogado Criminalista após 14 anos de serviço público, tem na pesquisa sua mais recente realização. Docente há uma década, está na FAESA desde 2018, onde encontrou mais do que um grupo de trabalho, mas uma família lato sensu. Orienta trabalhos, participa de Grupos de Pesquisa, tem alguns artigos publicados e aguarda, em breve, a publicação de sua primeira obra. Gosta bastante de imersões culturais, sem as quais, acredita, não é possível conhecer o outro. Aprecia cinema e literatura em geral, estando sempre a procura de um novo livro para chamar de “preferido”. Para ele, ser professor é caminhar de mãos dadas na avenida de mão dupla chamada “ensino-aprendizagem”. 

Karine Monteiro Prado

Karine Monteiro Prado é formada em Direito e tem mestrado e doutorado em Direito Civil. Costuma dizer que é professora em tempo integral e advogada nas horas vagas, ou seja, “lecionar” é sua grande paixão. Já trabalhou em outras instituições, mas é professora da FAESA desde 2004, seu segundo lar. Atua na pesquisa jurídica, tendo publicado artigos científicos e capítulos de livros, bem como já orientou grupos de pesquisa. É bastante eclética com seu gosto para filmes, livros e músicas, mas confessa que tem um “pé” no mundo “Geek”. Para ela, o papel de um professor é ser mediador do conhecimento, promovendo transformações sociais, contribuindo para a formação de cidadãos mais reflexivos e críticos.

Magali Glaucia Fávaro De Oliveira

Magali Gláucia Fávaro de Oliveira é bacharel, mestre e doutoranda em Direito. Apaixonada por animais e livros, é fundadora e presidente do Instituto Aumigo de Livros, que tem como foco um recomeço para cães e gatos em situação de abandono. Também ama pessoas e busca através da docência, cuidar e empoderar todos aqueles que passam por ela, através do ensino didático e do amor. Tem como missão de vida a ressignificação das mulheres na sociedade e, como feminista declarada, luta para que todas sejam respeitadas e reconhecidas!

Patrícia Bersan

Patricia Bersan é advogada e professora universitária, pós-graduada e mestre em Direito; atuante na docência nas áreas civil, processual civil e prática jurídica; com publicações nacionais e internacionais em revistas especializadas e livros. É chamada pelos alunos de “perfeitíssima”, tamanha é sua dedicação pelos alunos e pela docência. Mulher de fé e oração.

Paulo Vitor Lopes Saiter Soares

Paulo Vitor Saiter é apaixonado pelo saber, formado em Direito (FAESA), especialista em Direito Público e Direito Constitucional, mestre em Direitos e Garantias Fundamentais. Leva a vida com princípios de solidariedade e humildade, considerando-se um eterno estudante. Professor desde 2015 na Faesa, coordena o projeto musical ("Direito in Canto") e é integrante do grupo de teatro amador da instituição ("Direito em cena"). Ser professor, para ele, é contribuir para emancipação humana, numa troca constante de experiências. É de alguma maneira poder se eternizar na vida de tantos alunos e alunas.

Ramon Harckbart Carvalho

Ramon Harckbart Carvalho é mestre e formado em Direito. Desde novo, seus pais já falavam que ele tinha talento para ensinar. Tem vasta experiência na área do Direito do Consumidor, já que trabalhou por muitos anos no PROCON Municipal de Vitória, lecionando também disciplinas de Direito Civil. Procura sempre levar essa experiência para sala de aula, integrando o ensino da legislação com a prática, algo que acredita ser essencial para facilitar o aprendizado. É servidor público no TJ ES e leciona na FAESA desde 2006. Gosta de filmes, séries, livros e músicas de diferentes áreas, mas confessa que no seu tempo vago ama andar de bicicleta com seu filho. Para ele, o papel de um professor é estimular no aluno o aprendizado. 

Sayury Silva de Otoni

A professora Sayury, que também coordena o Curso de Direito da FAESA, é graduada pela UFES em Direito, pós graduada pela FAESA em Gestão Empresarial e em Auditoria Geral e Contábil e Mestre em Direito e Economia. Advogada, Presidente do Conselho Superior da Câmara de Arbitragem da FINDES/CINDES e Vice-Presidente da Comissão Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa do Conselho Federal da OAB. Sua realização é em sala de aula; são 30 anos de docência. É mulher de fé, de luta, esperança e também de sonhos, principalmente o de uma sociedade livre da violência de gênero. Para ela, ensinar é estar pronto a servir e se encantar a cada olhar que é transformado pelo conhecimento.

Stella Emery Santana

Stella Emery Santana é formada em Direito com especialização em Análise Internacional, mestrado em Direito, doutorada em Oceanografia Ambiental e Pós-doutoranda em Engenharia Ambiental. Atua como professora adjunta (EAD) da Robert H. McKinney School of Law (Indianapolis, IN, EUA). Professora da FAESA desde 2006 leciona nas áreas Ambiental, Internacional, Hermenêutica Jurídica e Argumentação e Constitucional. Desde criança brincava que era professora, função principal da mãe e secundária do pai. Acredita que a chave que pode mudar o mundo é a educação e que quando ensina, também aprende. Adora praia, natureza, estar ao ar livre e ama viajar! Acredita que a gente aprende melhor fazendo e leva consigo um artigo da lei escoteira que aprendeu bem nova: “o escoteiro é alegre e sorri na dificuldade”. Professora Stella quer levar alunos e professores da FAESA para experiências internacionais por todo o mundo, sempre vendo novas oportunidades de aprendizado. Gosta de assistir filmes e séries, as mais variadas possíveis (exceto terror). Acredita que sonhos se tornam realidade e que o presente e o futuro estão sob os desígnios de Deus!

Viviane Dutra Gramigna

Viviane Dutra Gramigna é graduada pela UFOP e mestra pela UFMG em FILOSOFIA. Considera o Centro Universitário FAESA - onde leciona Filosofia Geral e do Direito - um lugar de afetos e construções do saber crítico-social. Tem artigos publicados e projetos de extensão na área literária (Clube de Leitura) e cinematográfica (Direito em Tela) desde 2009. Aprecia autores como Guimarães Rosa, Dostoiévski e a filósofa política Hannah Arendt. Ressalta que a educação é um eterno aprendizado e tem o papel de despertar potencialidades e sensibilidades no aluno. Costuma dizer: “O que não foi como pensei pode ser melhor para quem pensa diferente de mim”. 

Bruno Buback Teixeira

Bruno Buback Teixeira é advogado, formado em direito pela FAESA com pós-graduação em hermenêutica jurídica e prática judicial pela UFES e mestrado pela FDV. Considera importante o conhecimento sobre liberdade e propriedade, sendo entusiasta da escola austríaca de economia e de autores da corrente liberal. Acredita na importância desse conhecimento tanto para o exercício profissional quanto para a vida.

Estude em um dos Melhores Centros Universitários do Brasil!

INSCREVA-SE NO VESTIBULAR