A coleta seletiva é uma alternativa que permite reduzir a quantidade de lixo produzido e a reciclagem de diversos materiais já transformados, ajudando a preservar a natureza, diminuindo a transmissão de doenças. Além disso, a coleta seletiva contribui como fonte de renda para os catadores.
Por isso, é muito importante para o processo de reciclagem que o lixo seja separado corretamente. É aí que entra a necessidade de sensibilizar a população a respeito do tema, utilizando a educação ambiental como ferramenta.
Aqui na FAESA, temos um projeto intitulado Educação Ambiental na Coleta Seletiva, que visa orientar os frequentadores do campus a respeito da correta separação do lixo, contribuindo para ajudar o trabalho dos catadores de materiais recicláveis e o Meio Ambiente.
O projeto foi desenvolvido com o apoio do Centro de Pesquisa e Extensão da FAESA e visa informar as pessoas sobre temas relacionados à reciclagem, por meio da produção de conteúdo audiovisual.
Larissa Bueno Rocha
”Sou estudante do 7° período de Ciências Biológicas na FAESA Centro Universitário e tenho 22 anos. Além de atuar na Educação Ambiental na Coleta Seletiva, também faço estágio em consultoria ambiental na Control Ambiental-Sustentabilidade e Meio Ambiente. Produzo conteúdo de sensibilização ambiental e sou a produtora de vídeos do projeto. Acredito no poder transformador da educação e ciência e quero fazer minha parte nisso.”
Larissa dos Santos Oliveira
”Sou graduanda do 7° período de Ciências Biológicas na FAESA Centro Universitário e tenho 21 anos. Sou extensionista do Projeto e atuo como estagiária no Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (IPRAM) em prol da conservação de fauna in situ e ex situ.”
Paola Almeida do Rosario
"Sou estudante do 4° período de Ciências Biológicas na FAESA Centro Universitário e tenho 24 anos. Além de atuar como extensionista do Projeto, também sou voluntária no Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (IPRAM). O que escolhemos preservar hoje é o que define o futuro do nosso planeta."
Thiago de Souza Aguiar
“Estou cursando o 10º período de Engenharia Ambiental na FAESA Centro Universitário e tenho 30 anos. Possuo grande interesse pela área de gestão ambiental, por isso faço parte deste Projeto de Extensão, pois acredito que é através da educação que poderemos mudar nosso país. Durante a graduação, tive a oportunidade de estagiar algumas vezes no exterior e acredito que o aprendizado que obtive de outras culturas foi fundamental para contribuir com o projeto."
Lívian de Oliveira Marcelino
“Sou graduanda do 5° período de Ciências Biológicas na FAESA Centro Universitário e tenho 20 anos. Sou extensionista do Projeto, além de atuar como estagiária da educação especial nas escolas municipais de Vitória.”
Marcos Thiago Gaudio Gomes
“Sou professor da FAESA Centro Universitário e coordenador do Projeto de Educação Ambiental na Coleta Seletiva. Nosso desejo neste Projeto foi contribuir com a melhoria da qualidade de vida de todos os seres vivos. Para isso, investimos na educação ambiental como ferramenta de informação/transformação. Esse espaço é um local de trocas de ideias e vivências. Junte-se a nós você também.”
O que você pode fazer para ajudar?
Se cada um fizer sua parte na hora de descartar lixo, separando-o corretamente e levando até os pontos de coleta seletiva, irá contribuir bastante para diminuir o lixo, além de auxiliar na reciclagem.
E não vamos esquecer que a rua não é lixeira, por isso procure sempre uma lixeira para descartar o seu lixo!
CONFIRA MAIS DICAS
Informações sobre boas práticas de sustentabilidade e ações de preservação do meio ambiente com as reportagens do Projeto COLETA LEGAL
Para deixar você mais informado, encontre abaixo os pontos de coleta seletiva na GV.
Locais de coleta seletiva na Grande Vitória: um guia facilitador para quem ainda não sabe onde descartar.
Ficou interessado?
Nosso Instagram é @coletaseletivafaesa, acesse para mais informações!
Artigos publicados:
Confira também os artigos produzidos pelo nosso orientador, Professor Marcos Thiago Gaudio!